sábado, 11 de janeiro de 2014

Como tirar manchas do rosto

Muitas mulheres sofrem com as manchas que aparecem na pele sem um motivo específico. As manchas típicas do período de gestação, por exemplo, estão entre as mais comuns e se devem principalmente a alterações hormonais que ocorrem devido à própria gravidez. Mas elas estão longe de serem as únicas, e há diversas outras causas para o aparecimento de manchas na pele. A dermatologista Daniela Hueb explica melhor o tema e os possíveis tratamentos.

O que são manchas e por que elas aparecem?

Daniela explica que as manchas de pele são caracterizadas por uma tonalidade distinta da pele do paciente. “Manchas possuem cores diferentes do resto da pele, podendo ser mais claras ou escuras. Elas aparecem pelos mais variados motivos: sol sem proteção, cicatrizes, senis, fatores genéticos e alterações hormonais. As manchas se classificam em vários tipos, como as melanoses, melasmas, hipocrômicas, câncer de pele, nevus, entre outros. O bronzeado e as manchas são reações inflamatórias decorrentes da agressão das radiações solares”, diz a dermatologista.

3 métodos caseiros para tirar manchas do rosto

1 – A máscara de leite de magnésia e clara de ovo, por exemplo, é uma das mais difundidas. Os ingredientes são uma colher de sopa de leite de magnésia e uma clara de ovo. Misture tudo em um recipiente e, após lavar o rosto com água e sabonete neutro, aplique a máscara com um algodão, deixando agir por 20 minutos e retirando com água fria em seguida.

2 – Para manchas causadas pela acne, uma receita conhecida é bater água mineral com aveia em flocos até obter uma pasta, que deve ser aplicada no rosto até que seque completamente. Depois, remove-se a máscara com água fria.

3 – Outra receita simples é lavar o rosto diariamente com água de flores de camomila.

No entanto, Daniela não recomenda nenhuma dessas receitas caseiras, uma vez que as causas da mancha podem ser variadas. “É complicado usar métodos caseiros, uma vez que não se sabe exatamente a causa. Remédios caseiros podem piorar a mancha. o ideal é consultar seu dermatologista pra avaliar a causa de sua mancha”, explica.

Métodos profissionais para tirar mancha do rosto

Segundo Daniela, o tratamento deverá ser escolhido de acordo com a mancha em questão. “Depende muito da mancha. Existem peelings variados, químicos ou físicos, tratamentos com diversos tipos de laser e luz pulsada e também é possível eliminá-las com ácidos recomendados por seu dermatologista”, explica.

Mesmo depois de escolher o tratamento ideal, é preciso estar ciente de que alguns sacrifícios precisarão ser feitos. “O tratamento contra manchas pede empenho: você precisa esquecer o sol (praia e piscina) e usar protetor sempre que sair de casa. Alguns tipos de manchas, como melasmas, não têm cura, somente controle. O tratamento é para sempre e as visitas ao dermatologista deverão ocorrer a cada seis meses”, diz Daniela, que também recomenda manter-se afastada do sol, para que as manchas não reapareçam.

Cuidados básicos para evitar novas manchas

”O ideal é hidratar bem a pele com produtos apropriados e usar protetor solar até mesmo em dias nublados ou chuvosos, pois as nuvens não filtram os raios solares. Evite o sol das 10h às 16h, que é o período em que ele é mais problemático”, recomenda a especialista.

E aí gostaram? então compartilha ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário