quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Esmalte que detecta 'Boa noite Cinderela' causa polêmica

criação de um novo tipo de esmalte que muda de cor na presença de drogas usadas em estupro tem gerado polêmica - e justamente entre ativistas anti-estupro.

O projeto, que está sendo desenvolvido pela empresa "Undercover Colors", de quatro estudantes universitários da Universidade da Carolina do Norte, prevê que a tinta mude de cor em contato com uma bebida que contenha drogas usadas em estupros, como GHB e Rohypnol.

A ideia foi inicialmente elogiada, com centenas de milhares de curtidas e compartilhamentos no Facebook e no Twitter.

"Com o nosso esmalte, qualquer mulher vai ter poderes para garantir discretamente sua segurança, simplesmente mexendo a bebida com o dedo", disse a empresa.

"Se seu esmalte muda de cor, ela vai saber que algo está errado".

Segundo Adam Clark Estes, do blog Gizmodo, já existem métodos para testar bebidas para drogas. "Mas não é necessariamente fácil carregar estas coisas à noite e mostrá-las em bares".

No entanto, o projeto também recebeu críticas - e, surpreendentemente, de ativistas anti-estupro.

"Agradeço que jovens queiram frear o assédio sexual, mas qualquer coisa que coloca o ônus sobre as mulheres para 'discretamente' evitarem serem estupradas perde o ponto", escreveu Jessica Valenti para o jornal britânico The Guardian.

"Deveríamos estar tentando impedir o estupro, não apenas evitá-lo individualmente", disse.

Jessica argumenta que a promoção de produtos como o esmalte não é apenas ineficaz mas também pode levar à conduta de "culpar a vítima" se as mulheres não tomarem todas as precauções sugeridas.

E ai o que vcs acham? ????